segunda-feira, 13 de junho de 2016

Más Noticias - Quaresma contra a Islândia é cenário quase impossível

Avançado sofreu estiramento muscular e faz hoje teste final, mas não deve recuperar. Talvez jogue contra a Áustria


 O azar bateu à porta de Ricardo Quaresma, o futebolista da seleção que irradiava mais alegria e que mostrava estar a passar por um período de enorme felicidade. O avançado do Besiktas, grande figura dos jogos de preparação de Portugal para o Euro, estava a bater à porta da titularidade numa corrida de trás para a frente em que parecia ter ultrapassado Nani como acompanhante de Ronaldo no ataque da seleção. Hoje ainda fará um teste mas é quase certo que vai ficar a sofrer por fora amanhã. Se tal acontecer o próximo objetivo passa por recuperá-lo a tempo do encontro do próximo sábado com a Áustria, no Parque dos Príncipes. O que também não é garantido.
O dianteiro formado no Sporting saiu com queixas do treino de sexta-feira e ontem de manhã continuava com dores, tendo sido riscado imediatamente do treino. Antes do mesmo, a Federação informava que "por precaução, devido a uma mialgia na coxa direita", Ricardo Quaresma não iria treinar. A essa hora já o avançado estava a caminho de uma clínica em Evry, situada a 20 quilómetros do Centro de Estágio onde Portugal prepara o Europeu, com o objetivo de realizar uma ressonância magnética. Quaresma contraiu um estiramento muscular na coxa direita, logo está praticamente fora do jogo de amanhã, mas, mesmo que recupere milagrosamente - é preciso mesmo quase algo de divino para que Ricardo Quaresma possa defrontar a Islândia em Saint-Étienne -, Fernando Santos terá de decidir se quer arriscar colocar em campo o virtuoso jogador sob pena de o perder para o resto da competição.
Hoje, Ricardo Quaresma segue com a equipa e vai treinar de forma condicionada no treino de adaptação ao Estádio Geoffroy-Guichard, o mais antigo dos dez recintos gauleses onde se disputa o Euro - inaugurado em 1931, já sofreu três remodelações. As queixas matinais feitas pelo jogador não apontavam para algo de grave que, por exemplo, levasse a uma paragem longa que pudesse colocar o Euro em risco. O exame desvaneceu esses piores receios e agora, se tudo correr bem, Ricardo Quaresma poderá voltar às opções de Fernando Santos. Mas quando? Pois, isso é mais complicado de dizer. A avaliação clínica aponta, para que Ricardo Quaresma, que tem apenas dois jogos realizados em fases finais de seleções, tenha uma elevada percentagem de falhar apenas o compromisso com a Islândia. Se tudo correr como o previsto estará apto a jogar sábado com a Áustria, porém, essa não é uma certeza que se possa dar neste momento e só os próximos dias poderão trazer mais luz sobre o assunto. O cenário traçado ontem é linear: só uma recuperação recorde o fará defrontar a a Islândia e se tudo correr pelo melhor estará disponível para o segundo jogo da fase de grupos com a Áustria e, por consequência, para o que resta do Europeu. Não era certa a utilização de Quaresma no onze inicial, mas estava, antes da lesão, já bem melhor colocado do que Nani. Com o que se passou, Fernando Santos terá ficado com menos uma dúvida para resolver.

Sem comentários: