sábado, 8 de fevereiro de 2014

Polémica com Quaresma -FPF ameaça suspender o jogador

O FC Porto recebeu ontem, sexta-feira, ao final da tarde, um fax enviado pela Federação Portuguesa de Futebol, com conhecimento da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, e que ameaça a suspensão do registo de transferência de Ricardo Quaresma. Os dragões expressaram a sua indignação por tal incidente, culpabilizando a Liga pela irregularidade denunciada pela FPF. Em causa está o pagamento do registo de inscrição relativo a uma transferência internacional (pouco mais de quatro mil euros), que a SAD diz ter efetuado a 6 de janeiro e que a Liga não terá remetido para os serviços da Federação. O FC Porto garante estar na posse da documentação que confirma a transferência bancária para os serviços do organismo presidido por Mário Figueiredo, justificando que a fatia desta verba que a FPF agora vem reclamar não é da responsabilidade dos dragões.
Com efeito, uma das condições obrigatórias para a inscrição de um jogador é o pagamento do registo, que tem de ser feito pelos clubes junto da Liga, que, por sua vez, terá a incumbência de remeter para a FPF uma parte da receita (os tais 4260 euros). A questão que incomoda o FC Porto é que a ameaça da Federação pende, a nível das sanções disciplinares e desportivas previstas regularmente, sobre os dragões. A este respeito, a SAD defende-se com a documentação em sua posse e que comprovará, junto da FPF, que é a Liga que está em falta e que deve regularizar definitivamente uma inscrição que foi efetivada há mais de um mês. Segundo foi explicado por um especialista em direito desportivo, nestes casos há, em termos teóricos, 25 dias para repor as condições da inscrição. Quanto ao processo relativo a Quaresma, convém lembrar que o internacional português está a competir há quase um mês, devidamente autorizado pela Federação e pela Liga. O FC Porto sublinha a legalidade do registo e, perante a verba reclamada pela FPF, insiste que essa transferência é apenas, nesta fase, responsabilidade da Liga.

Reacção do Porto

Confrontado com a notícia de possíveis irregularidades na inscrição de Ricardo Quaresma, que pode levar à suspensão do registo de transferência de Ricardo Quaresma, o treinador Paulo Fonseca, remete para o presidente Pinto da Costa a reação oficial ao assunto. Ainda assim, afirmou que o jogador será convocado para o jogo de domingo com o Paços de Ferreira.
«Sabemos quais são os verdadeiros objetivos destas notícias, o grupo também percebe, e o Quaresma será convocado para o jogo com o Paços de Ferreira porque não há nada que me impeça de o fazer», disse o técnico portista, na conferência de imprensa de antevisão do jogo.
Em causa está uma comunicação da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ao FC Porto e à Liga, ameaçando suspender o jogador por falta de pagamento da transferência. A SAD portista diz que pagou a verba, e que a Liga não terá remetido para os serviços da Federação. A Liga escreveu entretanto aos clubes, este sábado, a garantir a regularidade das inscrições, a consequente possibilidade de utilização dos reforços de inverno e a responsabilidade pelo facto de o dinheiro reclamado não ter chegado aos cofres federativos. - «Os clubes pagaram as inscrições e são completamente alheios às relações entre a Liga e a FPF», diz o documento da Liga, a que a agência Lusa teve acesso.
«Temos a perfeita noção do que essas notícias pretendem», disse Paulo Fonseca, referindo-se não só à situação de Quaresma. «Não nos desviamos do nosso caminho em função do que sai dos jornais. Sentimos que muitas delas não são verdadeiras, são injustas. Só servem para nos unir ainda mais. Quem pensa o contrário está enganado. Também a esse nível temos de lutar de uma forma que os outros não lutam». 


Sem comentários: