sábado, 16 de outubro de 2010

Social - Ricardo Quaresma: "Se for meu vou assumir"



A recuperar, em Lisboa, de uma lesão e antes do embate com o "seu" FC Porto, o futebolista do Besiktas abriu o coração à NTV e falou do polémico teste de ADN que fez em Setembro. E também das saudades da família, da vida na Turquia, de Paulo Bento e da Selecção Nacional...Tranquilo e sem nada a temer. É assim que Ricardo Quaresma encara os desafios que tem pela frente. Prestes a saber o resultado do teste de ADN a que exigiu ser submetido no início de Setembro, o jogador promete assumir as suas responsabilidades caso se prove que é mesmo o pai de Ariana, de seis meses, filha da ex-namorada Cátia Costa. "Ainda não há resultados, mas eu fiz o que tinha que fazer. Nunca escondi de ninguém que se [o bebé] for meu vou assumir e não lhe vai faltar nada", garante o futebolista do Besiktas em exclusivo à Notícias TV.A recuperar de uma lesão muscular em Lisboa, o jogador tem aproveitado para se inteirar do estado do processo de investigação de paternidade. E espera que tudo se resolva rapidamente."Obviamente que estou ansioso por saber se é ou não minha filha, até para saber o que posso fazer. Só quero é ter certezas", atira, reconhecendo que todo este caso "já mexeu muito" com ele. Ponderado nas palavras, o antigo extremo de Sporting e FC Porto aguarda com serenidade o desfecho. "Sinto-me mais equilibrado, os últimos dois anos também me fizeram aprender muito como homem, vamos aprendendo, a vida vai-nos ensinando muita coisa e tornou-me uma pessoa ainda mais forte. Ensinou-me a encarar as coisas de maneira diferente. É por isso que eu hoje em dia não tenho receio de nada", acrescenta.

Soube que ia ser pai por SMS

Quaresma e Cátia Costa, a mãe de Ariana, namoraram durante cerca de dois anos. Segundo notícias publicadas em Abril, o futebolista terá sabido que era pai através de uma mensagem por telemóvel numa altura em que o namoro já tinha terminado. Como o extremo tinha dúvidas em relação à paternidade, pediu ao tribunal para fazer um teste de ADN.

A matar saudades da família

Lesionado desde 30 de Setembro, Ricardo Quaresma escolheu fazer a recuperação em Portugal. "Falei com António Gaspar [fisioterapeuta da Selecção Nacional] para ver se podia vir porque aqui é melhor para recuperar e também estar perto da família", justifica. E foi precisamente antes de mais uma sessão de tratamento na Fisiogaspar, conhecida clínica de fisioterapia lisboeta, que a Notícias TV chegou à fala com o craque, na terça-feira de manhã. Foi ali que Quaresma nos revelou como tem passado os dias por cá. "Estou a aproveitar para matar saudades da minha mãe e dos meus irmãos. Raramente estou com ela, porque a Turquia não é assim tão perto. Estou feliz", assume o jogador, que também já teve ocasião de se deslocar ao Porto para rever amigos: "Estive lá a ver a Selecção [no jogo contra a Dinamarca] e revi alguns amigos. Espero lá voltar com o Besiktas [para a Liga Europa]."

A adaptação a outro País e a outra cultura, garante Quaresma, até foi fácil. Ele que foi recebido como um ídolo pelos adeptos e está a corresponder com boas exibições, depois de dois anos complicados com José Mourinho no Inter de Milão. "Mudou tudo. Uma pessoa pode ter muito talento, mas se não tiver alegria, felicidade a jogar futebol e confiança em si mesmo, nunca vai a lado nenhum. Isso foi uma coisa que aprendi no Inter. Cheguei a desconfiar de mim, a perder tudo. Tudo o que tenho de bom eu perdi. No Besiktas voltaram a dar-me tudo, a alegria, a confiança... E sou feliz, sinceramente. Quando entro naquele estádio e sinto o carinho, a paixão, o amor que aquelas pessoas têm por mim, jogo o que sei e o que não sei", desabafa.

O jovem formado nas escolas do Sporting tece ainda largos elogios à Turquia, a terra que o acolheu. "O país é fantástico, obviamente que é uma mentalidade muito diferente da nossa, mas cada País tem a sua", começa por dizer.

Complicado mesmo, reconhece, é entender o que dizem os turcos. "O mais difícil acho que é a língua, porque se come muito bem. Têm bons restaurantes e boa comida. Agora a língua é que é um pouco complicada... Mas falam inglês e há muita gente que também fala espanhol. E também tenho um tradutor que anda sempre comigo... Se me safo em inglês? Safo-me, mas entendo melhor [o que dizem] do que falo (risos)".

O clube onde já é considerado uma estrela, o campeão turco Besiktas, também é alvo de um agradecimento especial por parte de Ricardo Quaresma. "Nunca me faltaram com nada, por isso é que eu digo que me sinto feliz ali. Em tudo o que precisei eles ajudaram-me, deram-me carro, ajudaram-me a encontrar casa...", remata, antes de posar para a fotografia e entrar finalmente na clínica lisboeta para mais uma sessão de recuperação, sempre com um objectivo em mente: voltar rapidamente à competição e continuar a maravilhar os adeptos com o seu futebol.»

Sem comentários: