quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Presidente do Sporting tenta cativar Quaresma


«O extremo do Inter de Milão é um dos sonhos da SAD leonina para 2009/2010. A operação não se afigura fácil, mas o DN sabe que José Eduardo Bettencourt tudo vai fazer para ver o futebolista regressar a Alvalade.

Ricardo Quaresma, sabe o DN, é um dos sonhos de José Eduardo Bettencourt para a temporada 2009/2010.

A operação não se afigura fácil, contudo, o novel presidente leonino tudo irá fazer para conseguir sensibilizar Ricardo Quaresma a regressar a Alvalade. O extremo é visto pela SAD como um dos futebolistas capazes de devolver o público a Alvalade, encaixando o próprio Quaresma no perfil de futebolista com uma forte componente comercial que o Sporting consiga capitalizar desportiva e financeiramente.

José Eduardo Bettencourt tem uma relação próxima com o futebolista, dos tempos em que Quaresma foi lançado na primeira equipa leonina pelo romeno Laszlo Bölöni. Isto só por si não garante nada, contudo, os primeiros avanços já foram dados, inclusivamente numa altura em que o a presidente do Sporting era ainda um mero candidato à sucessão de Soares Franco.

O principal obstáculo à concretização do sonho leonino tem a ver, sobretudo, com razões de ordem financeira. Ricardo Quaresma aufere mensalmente uma quantia a rondar os 250 mil euros, ou seja mais do dobro do tecto salarial estipulado pela SAD (100 mil euros/mês).

Outro potencial problema reside na preferência do Inter de Milão em colocar Quaresma num clube de topo para valorizar o passe do internacional português de modo a poder transaccioná-lo sem perder dinheiro em relação ao que gastou quando o contratou ao FC Porto (18 milhões de euros mais os direitos desportivos de Pelé).

A finalizar existe a vontade de Quaresma. O atleta não quer regressar a Portugal, porém, sabe que se jogar habitualmente no Sporting terá grandes possibilidades de se afirmar, definitivamente, na selecção nacional e, assim, estar presente no Mundial 2010 - isto caso Portugal se qualifique, o que como se sabe não se afigura fácil.

Este pode ser o principal argumento para convencer Ricardo Quaresma a passar uma temporada, a título de empréstimo, em Alvalade. Aliás, só na condição de emprestado será possível José Eduardo Bettencourt concretizar o sonho de ter Quaresma no principal plantel leonino, o que obrigará Paulo Bento a rever o seu esquema táctico sem extremos.

Um dos aliados do presidente do Sporting é o agente FIFA Jorge Mendes. O empresário tem excelentes relações com Bettencourt, é o representante de Ricardo Quaresma e de José Mourinho, treinador que pode dar o aval à cedência temporária do extremo para o Sporting, isto apesar de o técnico português ter protagonizado a célebre cena da camisola rasgada a Rui Jorge, numa altura em que José Eduardo Bettencourt era um dos administradores da SAD verde e branca.»

Fonte

Sem comentários: